XIV Edital Ceará da Paixão 2018

• Prorrogação | 20 a 22/12/17

E-mail | editalcearadapaixao@secult.ce.gov.br

Telefone | (85) 3101‐6770/6765

(setecentos e sessenta e um mil, setecentos e noventa reais)

• Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo I
  • Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo II
  • Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo III
  • Manifestação Tradicional Popular II
  • Seminário de Avaliação e Planejamento do Ceará da Paixão

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança o XIV Edital Ceará da Paixão 2018. Por meio do edital, serão apoiados projetos destinados à promoção, preservação e difusão das tradições regionais cearenses voltadas para as manifestações próprias do ciclo de celebrações da Semana Santa. O Governo do Estado, através da Secult, disponibilizará o aporte financeiro no valor total de R$ 761.790,00 para a seleção de até 41 projetos de categorias como Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo e Manifestação Popular Tradicional, sendo um deles para a realização do Seminário de Avaliação Ceará da Paixão. Atendendo às novas regras da lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), o edital ficará disponível para conhecimento aos interessados durante o período de 30 dias (13 de novembro a 12 de dezembro de 2017)..

O XIV Edital Ceará da Paixão 2018 se insere nas políticas de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços vinculados às manifestações Populares da Semana Santa nas várias regiões do Estado do Ceará, com ênfase nas Metas 17 e 18 do Plano Estadual de Cultura do Ceará e nos seguintes objetivos: contribuir para a ampliação e o fortalecimento das políticas de patrimônio imaterial no Estado do Ceará; reconhecer, valorizar e promover os saberes e fazeres tradicionais da cultura cearense; incentivar e difundir os processos da produção, difusão, formação e fruição das manifestações culturais populares da Semana Santa; e fortalecer as manifestações do ciclo pascal no circuito cultural e turístico do Ceará.

Os recursos do presente Edital são oriundos do Fundo Estadual da Cultura (FEC), que disponibilizará o aporte financeiro no valor total R$ 761.790,00, sendo R$ 482.662,00 para pagamento dos projetos selecionados na Categoria Espetáculos Cênicos da Paixão de Cristo I, II e III, R$ 214.528,00 para pagamento dos projetos selecionados na Categoria Manifestação Tradicional Popular, R$ 50.400,00 para pagamento do II Seminário de Avaliação e Seleção Ceará da Paixão e R$ 14.200,00 para despesas com a Comissão de Avaliação e Seleção.

De acordo com a Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura, 50% do total de recursos previstos no Edital devem ser destinados a propostas advindas do Interior do Estado.

Construção coletiva

O XIV Edital Ceará da Paixão 2018 é lançado após o momento de Consulta Pública online, em que agentes culturais puderam conhecer e fazer sugestões sobre a minuta do edital, e de Leitura Aberta do edital, como mais uma ferramenta da participação da sociedade civil na construção dos editais lançados pela Secult, para a construção da política pública de cultura do Ceará.