XIII Edital Ceará da Paixão 2017

• Resultado da Habilitação Jurídica | 28/03/17
  • Resultado da Habilitação Jurídica após recurso | 30/03/17
  • Resultado Final Retificado | 04/04/17

R$ 724.000,00 (setecentos e vinte e quatro mil reais)

1. Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo I
  2. Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo II
  3. Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo III
  4. Manifestação Tradicional Popular
  5. Seminário Ceará da Paixão

Data: 02/03/17
Local: Auditório da Secult (com transmissão ao vivo)

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) está lançando o Edital Ceará da Paixão 2017, para apoio a grupos que produzem eventos e espetáculos relacionados às tradições da Semana Santa, como as encenações da Paixão de Cristo, os grupos de “caretas”, as procissões de penitentes e a “malhação do Judas”.

Através do edital, o Governo do Estado, por meio da Secult, destinará R$ 664 mil reais, divididos para até 41 projetos em todo o Ceará, cumprindo as diretrizes de descentralização e democratização do acesso aos bens e ações culturais e de valorização das tradições populares cearenses.

Cinquenta por cento dos recursos serão destinados a projetos de residentes no Interior do Estado. Somando-se os recursos destinados aos pareceristas que selecionarão os projetos e à realização do seminário Ceará da Paixão, o investimento total do Governo do Estado, por meio do edital, é de R$ 724 mil.

O edital foi lançado nesta sexta-feira, 20/1, para conhecimento da sociedade pelo prazo de 30 dias, de acordo com a lei do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC) e já está disponível para consulta nos sites www.secult.ce.gov.br e www.editais.cultura.ce.gov.br. As inscrições serão abertas de 21 de fevereiro a 3 de março de 2017, realizadas online, de modo fácil e prático para os interessados de todo o Ceará, por meio do site www.editais.cultura.ce.gov.br e da plataforma Mapa Cultural do Ceará.

O Edital Ceará da Paixão 2017 apoiará ao todo 41 projetos: 24 na categoria “Espetáculo Cênico da Paixão de Cristo” (com três subcategorias, de diferentes valores), 16 na categoria “Manifestação Popular Tradicional (“caretas”, procissão de penitentes e “malhação do Judas”) e um projeto para o Seminário Ceará da Paixão.

Novos editais
Além dos editais tradicionais da Secult, como o Edital Mecenas do Ceará, a Secretaria lançou no ano passado novos editais: Cultura Infância (com investimento de R$ 1 milhão), “Escolas da Cultura” (R$ 10,5 milhões para três anos) e “Cultura LGBT” (R$ 400 mil), bem como os editais de ocupação do Teatro Carlos Câmara (R$ 400 mil) e do Sobrado José Lourenço (R$ 150 mil).

As novas seleções se somam ao conjunto dos editais permanentes da Secult, previstos na Lei do Sistema estadual de Cultura (Siec), e que somam um investimento do Governo do Estado superior a R$ 45 milhões, em suas edições mais recentes: Incentivo às Artes, Mecenas do Ceará, Carnaval do Ceará, Ceará da Paixão, Ceará Junino, Ceará Natal de Luz, Ceará de Cinema e Vídeo.

Inscrições
O edital conta com inscrições online, através da nova plataforma de Editais Digitais da CulturaTotalmente integrada ao Mapa Cultural do Ceará, a plataforma de editais digitais garante transparência e celeridade aos processos de seleção de projetos culturais, facilitando e ampliando o acesso da população ao fomento, bem como auxiliando a sociedade e a gestão pública na preservação da memória e na sistematização dos dados e indicadores da Cultura.

Oficina Tira-Duvidas – Presencial