O Mapa Cultural do Ceará atualiza o antigo Sistema de Informações Culturais (Sinf) e passa a integrar o Sistema de Informações Culturais do Estado do Ceará (Siscult), previsto no decreto nº 28.442, de 30 de outubro de 2006, que regulamenta a Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, que institui o Sistema Estadual da Cultura.

O Mapa Cultural do Ceará é uma plataforma desenvolvida em software livre que possibilita o georreferenciamento colaborativo dos equipamentos, eventos e agentes culturais do Estado, desenhado a partir das premissas do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (Sniic/MinC), em convergência com os planos Nacional e Estadual da Cultura.

Assim, ele auxilia a gestão pública no desenvolvimento de políticas culturais, na divulgação da agenda de eventos e na memória das atividades; e auxilia toda a sociedade no acesso e transparência desses acontecimentos. Além disso, possibilita que editais e inscrições para eventos e atividades sejam realizados pela ferramenta e que outros sistemas e sites de comunicação sejam integrados a essa base de dados.

O Mapa Cultural do Ceará faz parte da iniciativa “Mapas Culturais” e é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, o Instituto TIM e o Ministério da Cultura (MinC). O software Mapas Culturais atualmente está em operação nos estados do Ceará (Mapa Cultural do Ceará), Rio Grande do Sul (Cultura RS), Tocantins (Mapa Cultural do Tocantins), Mato Grosso (Cultura MT) e São Paulo (SP Estado da Cultura), no Distrito Federal (Mapa nas Nuvens) e nos municípios de São Paulo-SP (SP Cultura), Sobral-CE (Sobral Cultura), Blumenau-SC (Blumenau Mais Cultura), São José dos Campos-SP (Lugares da Cultura), João Pessoa-PB (JP Cultura), Santo André-SP (CulturAZ), Belo Horizonte-MG (Mapa Cultural BH) e Ubatuba-SP (Mapa Cultural de Ubatuba).