Edital Sobrado Dr. José Lourenço 2016

• Resultado da Avaliação e Seleção da Proposta Após Recursos | 20/02/17
  • Habilitação Jurídica | 21/02/17 e 22/02/17
  • Resultado Final | 01/03/17

R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais)

Data: 10 de novembro de 2016
Horário: 14h às 17h
Local: Sobrado Dr. José Lourenço

E-mail | editalsobradodrjlourenco@secult.ce.gov.br
Telefone | (85) 3101-8826 (dúvidas sobre regras do Edital) / 3101.6737 (dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará)

Assim como já realizado com o Teatro Carlos Câmara, o Sobrado José Lourenço selecionou, por meio do Edital de Programação Artística e Cultural do Museu de Arte Sobrado Dr. José Lourenço, uma instituição para apresentar uma proposta de programação para esse museu de arte, atuando de forma compartilhada com a coordenação do espaço. O investimento do Governo do Estado, por meio da Secult, foi de R$ 150 mil, para seis meses de atividades no Sobrado.

Totalmente integrada ao Mapa Cultural do Ceará, a plataforma de editais digitais garante transparência e celeridade aos processos de seleção de projetos culturais, facilitando e ampliando o acesso da população ao fomento, bem como auxiliando a sociedade e a gestão pública na preservação da memória e na sistematização dos dados e indicadores da Cultura.

“A entidade selecionada apresenta uma proposta de programação, a ser discutida com a equipe do Sobrado, dentro do perfil curatorial já definido no edital”, destaca Carolina Ruoso, ressaltando que esse perfil parte do Sobrado José Lourenço como uma zona de contato com o cenário das artes visuais, um lugar de experimentação para jovens artistas e, ao mesmo tempo, de diálogo com artistas, produtores, curadores e demais integrantes dos mundos da arte, além de movimentos sociais e de criação e curadoria colaborativa.

Carolina Ruoso ressalta que, além dos recursos de R$ 150 mil assegurados para a programação do Sobrado nos seis meses de atuação da instituição selecionada, a experiência do olhar compartilhado é uma importante novidade possibilitada pelo edital. “O Sobrado sempre trabalhou em forte diálogo com os artistas e com as instituições, mas é a primeira vez que temos essa experiência de um edital, olhando para um período de seis meses e com um recurso assegurado. É também um reconhecimento à trajetória de dez anos do Sobrado como instituição cultural”, aponta a gestora.

Gestão compartilhada

O secretário da Cultura do Estado do Ceará, Fabiano dos Santos Piúba, destaca a importância da ocupação compartilhada, como uma das possibilidades de gestão dos equipamentos culturais da Secult.

“A Secretaria vem debatendo diferentes modos de pensar e realizar a gestão dos equipamentos. O Teatro Carlos Câmara já vem tendo experiências importantes, com a presença de grupos selecionados via edital para esse ‘pensar junto’ e esse ‘fazer junto’. Agora essa experiência chega ao Sobrado Dr. José Lourenço, abrindo novas possibilidades para esse espaço tão importante”, ressalta o secretário.

“O Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado Dr. José Lourenço é mais um dos processos seletivos lançados pela Secult para incentivar a participação da sociedade na elaboração da programação dos equipamentos culturais do Governo do Estado, democratizando cada vez mais o acesso a esses espaços e buscando uma pluralidade de propostas, de diversas linguagens, estéticas e contextos”, complementa Fabiano dos Santos Piúba.

Construção coletiva

A proposta do Edital de Programação Artística e Cultural do Sobrado José Lourenço foi debatida com a comunidade, em evento de leitura pública do edital, no dia 23/9, realizado no próprio Sobrado. Sugestões apresentadas pelos participantes foram levadas em conta no texto final do edital.