• Divulgação (Atendimento ao MROSC) | 12/05/17 a 11/06/17

Data: 19/06/17
    Local: Auditório da Secult
    *Com transmissão ao vivo

R$ 400.000,00 (quatrocentos mil reais).

E-mail: editaltcc@secult.ce.gov.br
Telefones: (85) 3101.6763 (Codac) / 3254.5542 (Teatro Carlos Câmara) / 3101.6737 (Governança Digital – Mapa Cultural)

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) lança o Edital para Seleção pública do Programa de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Carlos Câmara (TCC) 2017. O edital conta com investimento de R$ 400 mil do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Cultura, e visa selecionar um projeto de ocupação para o teatro, com a finalidade de dinamizar e qualificar ainda mais o funcionamento e a programação do TCC junto aos artistas, grupos, organizações culturais e espectadores, compartilhando com a sociedade o processo de curadoria e funcionamento do teatro que fica , localizado na Rua Senador Pompeu, 454, no Centro de Fortaleza.

O edital entra em processo de leitura e conhecimento às regras do Marco Regulatório das Organizações da Sociedade Civil (MROSC), que exige que o Edital fique disponível para conhecimento público e leitura por 30 dias, no período entre 12 de maio a 11 de junho de 2017. Apenas após esse prazo, é que as inscrições serão abertas, no período entre 12 a 21 de junho de 2017.

A entidade que for selecionada trabalhará com a Secult para diversificar a oferta de produtos, serviços e atividades artístico-culturais cearenses nos espaços e na programação do Teatro Carlos Câmara, promover a formação de público, incentivar a sustentabilidade de artistas, grupos, coletivos, companhias e demais profissionais e empreendimentos culturais de Fortaleza e regiões do Estado, consolidando o teatro como espaço de referência para experimentação artística no âmbito da cultura cearense.

A ocupação artística do Teatro Carlos Câmara também tem o objetivo de contribuir com as políticas de requalificação do Centro de Fortaleza, por meio de ações que envolvam e beneficiem as comunidades do entorno, além de colaborar com o desenvolvimento do circuito turístico-cultural da cidade de Fortaleza, por meio da oferta de espetáculos cearenses de excelência.

Quem pode participar

Poderão participar do Edital para Seleção Pública do Programa de Ocupação Artística e Cultural do Teatro Carlos Câmara 2017 apenas Pessoas Jurídicas de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, com sede e foro no Estado do Ceará, com no mínimo 03 (três) anos de funcionamento regular e atuação na área cultural.

O Edital ficará disponível no site dos Editais da Secult (www.editais.cultura.ce.gov.br) para conhecimento das instituições interessadas e de toda sociedade a partir do dia 12 de maio até 11 de junho de 2017. Imediatamente após o período de divulgação, serão abertas as inscrições, no período de 12 a 21 de junho de 2017. As inscrições serão gratuitas e exclusivamente online pelo mesmo site.

Ocupação plural

A proposta de ocupação selecionada será realizada de julho a dezembro de 2017 e poderá contemplar múltiplas linguagens artísticas e distintas manifestações populares e culturais, em sintonia com a política cultural do Estado.

A instituição selecionada através do edital deverá garantir contrapartida em bens e serviços equivalente a no mínimo 10% do orçamento proposto, somados ao aporte de R$ 400 mil investidos pelo Governo do Estado/Secult no edital de ocupação do TCC.

Construção coletiva

Em sua última edição, o edital selecionou o grupo Teatro Máquina para ocupação compartilhada do Teatro Carlos Câmara (TCC). O grupo ficou de setembro de 2016 a março de 2017 ocupando o TCC, compartilhando a gestão e gerindo a programação do equipamento. Os editais de ocupação do TCC foram elaborados após debate com os fóruns de linguagens artísticas e após consulta presencial à comunidade, realizada em julho de 2016, no próprio TCC, com o evento “Vai, Carlos, ser…”. O encontro reuniu artistas, criadores, produtores e o público em geral, para debater o funcionamento e a proposta de ocupação artística do TCC.

Leia a notícia também no site da Secult, clique aqui.