XV EDITAL CEARÁ CICLO CARNAVALESCO – 2022

A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) abre, nesta segunda-feira (29/11), as inscrições para o XV Edital Ceará Ciclo Carnavalesco – 2022. Esta é uma ação consolidada da política de Patrimônio Cultural para o fomento de bens, produtos e serviços relacionados às manifestações populares do Ciclo Carnavalesco das várias regiões do Estado do Ceará. As inscrições são online e gratuitas, pelo site de editais da Secult Ceará: www.editais.cultura.ce.gov.br

Na sua décima quinta edição, o Edital Ceará Ciclo Carnavalesco se constitui como uma ação continuada de fomento à  valorização de grupos e manifestações próprias do ciclo carnavalesco como, bailes/matinês, bandas de música, maracatus, afoxés, blocos, escolas de samba e cordões.

Dessa forma, o Edital tem apoiado a preservação de vários grupos e manifestações da cultura tradicional popular, contribuindo de maneira efetiva na transmissão de saberes e fazeres entre gerações, estabelecendo sociabilidades entre mestres/mestras e aprendizes e na formação de novos brincantes, além de ampliar e democratizar o acesso a bens e serviços culturais para a população em geral.

As ações desta edição deverão ser  realizadas  de forma  presencial, virtual ou híbrida, respeitando os protocolos de segurança vigentes. Se no período Carnavalesco de 2022, que compreende os dias 01 a 02 de março, houver alguma determinação do Governo do Estado do Ceará que inviabilize a realização das ações previstas no formato presencial  contempladas por este edital, a SECULT/CE convocará os selecionados para ajustar a execução do projeto para o meio virtual.