I Edital Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo

Etapas de Execução

. Inscrições | 31/03/20 a 10/04/20
. 1o Aditivo ao Edital | 03/04/20
. Resultado Preliminar da Avaliação e Seleção da Proposta | 20/04/20
. Resultado Final | 29/04/20

Valor do Edital

R$ 1.000.000,00 (um  milhão de reais)

Contato sobre o Edital

Email: culturadendicasa@secult.ce.gov.br
As dúvidas técnicas relacionadas ao Mapa Cultural serão sanadas pelo e-mail mapacultural@secult.ce.gov.br ou através do whatsapp deste número fixo (85) 3101-6737, no horário comercial das 8 às 17 horas de segunda a sexta, até o último dia de inscrição.

O I Edital Cultura Dendicasa: Festival Arte de Casa para o Mundo é uma ação de promoção e democratização do acesso aos recursos do Fundo Estadual da Cultura – FEC para o fomento de bens e serviços culturais no campo das artes em todas as regiões do estado do Ceará em consonância com os seguintes objetivos:

 

  • Realizar seleção pública de artistas e fazedores da cultura exclusivamente cearenses, e/ou que tenham seu domicílio no território do estado do Ceará, e proponham a produção de conteúdo artístico e cultural em formato digital, para compor programação especial de difusão em plataformas digitais durante o período de maio e junho de 2020, podendo ser prorrogado de acordo com a situação de emergência em saúde decorrente do Covid-19 (novo coronavírus);
  • Assegurar a proteção dos direitos culturais da população durante a situação de emergência em saúde decorrente do Covid-19 (novo coronavírus), tendo em vista que estes são direitos fundamentais e essenciais à qualidade da vida humana, contribuindo para a inclusão social e o senso de pertencimento, identidade, sensibilidade e empatia;
  • Promover o acesso à cultura, de forma inovadora, criativa e inclusiva, para amenizar o impacto advindo das medidas necessárias adotadas para enfrentamento do novo coronavírus, notadamente a necessidade de isolamento e distanciamento social;
  • Valorizar a produção artística do estado, como forma de garantir o acesso continuado à vida cultural cearense, incentivando a sustentabilidade de artistas, técnicos e fazedores de cultura em geral, grupos, coletivos e companhias culturais do Ceará.

Perguntas frequentes

O conteúdo digital enviado no momento da inscrição precisa estar finalizado?
Sim. O conteúdo digital apresentado deve estar finalizado e o link para acessá-lo deve ser inserido na ficha de inscrição:

ATENÇÃO:

VOCÊ PODE INSERIR O LINK PARA:

  • vídeo ou áudio no youtube ou outra plataforma de compartilhamento;
  • publicação nas redes sociais com um vídeo; 
  • para um arquivo de vídeo ou áudio em serviços de armazenamento como o drive;

NÃO SE DEVE COLOCAR LINK PARA:

  • canal ou página pessoal no youtube, vimeo ou outra plataforma de compartilhamento de vìdeo;
  • conta do perfil no instagram, facebook ou outra rede social;
  • pasta do drive, dropbox ou outra pasta em serviços de armazenamento;
  • documentos, livros ou quaisquer apresentações textuais. 
O Edital é destinado somente a artistas?

Não. O Edital é destinado a artistas, técnicos, produtores e fazedores de cultura em geral: grupos, coletivos e companhias culturais do Ceará.

Quantas propostas posso inscrever?

Cada proponente poderá inscrever somente 1 proposta.

O conteúdo digital enviado no momento da inscrição precisa ser inédito?

Não. Podem ser conteúdos não inéditos, porém devem ser revisitados, reeditados e/ou reinventados. Os conteúdos deverão ser produzidos no período de “restrição de convívio social” por ocasião da Pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19), e obedecerão às orientações de segurança e saúde impostas pela Secretaria Estadual da Saúde, bem como pela Organização Mundial da Saúde.

O Edital é destinado a que tipo de conteúdo artístico cultural?

Os proponentes deverão apresentar conteúdos artísticos e culturais em formato digital. O Edital é aberto à inscrição de propostas de conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, desde que sejam possíveis sua veiculação em plataformas digitais como apresentações, performances, seminários, aulas, intervenções, dentre outros.

O conteúdo apresentado tem que ter sido produzido na quarentena (a partir do dia 19 de março) e mesmo que você utilize material antigo, este precisa ser revisitado, reeditado e revisto neste período.

O conteúdo digital apresentado tem que ter no máximo 30 minutos.

Preciso inserir as logomarcas das Secult no meu projeto no ato da inscrição?
Não. As logomarcas podem ser incluídas posteriormente e sendo obrigatório apenas para os projetos selecionados.
Devo apresentar contrapartida à Secult?

Sim. A contrapartida será o próprio conteúdo digital que foi produzido. Os conteúdos digitais produzidos passarão a fazer parte de acervo digital da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, que poderá dispor dos mesmos e destiná-los à exibição, utilização e circulação públicas e gratuitas.

Quem pode participar do Edital?

Poderão se inscrever somente PESSOAS FÍSICAS, com idade igual ou maior que 18 anos, residentes e domiciliadas no estado do Ceará e com atuação no campo artístico cultural há pelo menos 2 anos, na condição de autor e/ou responsável pela proposta inscrita. Pessoas físicas podem inscrever propostas de produção de conteúdos como representante de grupos e coletivos culturais dos quais são integrantes.

Quantos projetos serão selecionados por meio do Edital?

A Secult irá selecionar 400 projetos de conteúdos artísticos nas mais diversas áreas artísticas e culturais para compor uma programação especial de difusão em plataformas digitais e meios de comunicação diversos.

Serão selecionados projetos do interior do Ceará?

Sim. Do total de recursos previstos neste Edital, 50% serão destinados a propostas advindas do interior do Estado, conforme prevê o art. 15 da Lei 13.811/2006, que dispõe sobre o Sistema Estadual da Cultura.

Como se inscrever?

Serão abertas as inscrições no período de 31 de março a 10 de abril de 2020. As inscrições são gratuitas e EXCLUSIVAMENTE, pelo site http://editais.cultura.ce.gov.br/.
Todas as informações fornecidas no ato da inscrição deverão ser verídicas e atualizadas. Não serão aceitas propostas entregues presencialmente na sede da Secult ou materiais postados via Correios.
Para efeito de inscrição neste Edital, todos os proponentes deverão estar anteriormente cadastrados no Mapa Cultural do Ceará, no seguinte endereço: https://mapacultural.secult.ce.gov.br.

Quem não pode participar do Edital?

Não é permitido participar pessoas jurídicas e pessoas físicas do Edital nas seguintes condições: 1. Membro da Comissão de Avaliação e Seleção. Essa vedação se estende a cônjuge, ascendente, descendente, até o 2º grau, além de seus sócios comerciais;
2. Servidor público estadual ativo ou terceirizado vinculado à Secult e a seus equipamentos culturais. Essa vedação se estende a cônjuge ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade até o 2º grau;
3. Integrante do Comitê Gestor do Fundo Estadual da Cultura (FEC). Essa vedação se estende a cônjuge e parente até 2º grau;
Também não é permitido participar quem não se adequar às condições de participação, conforme estabelecido no item 5 do Edital e seus subitens ou não atender ao item 9 do Edital e seus subitens.

Qual o período de inscrição?

De 31 de março de 2020 até às às 23h59 de 10 de abril de 2020.

O que é necessário para se inscrever?

s Dados e documentos obrigatórios a serem inseridos no formulário de inscrição on-line são:
I – Preenchimento completo da ficha de inscrição com os dados da proposta no formulário on-line;
II – Cópia da cédula de identidade (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF);
III – Comprovante de endereço emitido nos últimos 3 meses antes da inscrição ou declaração de residência;
IV – Link ou anexo do conteúdo digital em formato digital.
Todos os documentos requisitados, assim como todas as informações necessárias, estão discriminadas nas fichas de inscrição on-line, sendo necessário o upload (anexo de arquivos) de parte do material e o direcionamento através de links (endereços de páginas na Internet) para vídeo, áudio e para o material apresentado pelo(a) proponente.
Ressaltamos também a importância de preencher o perfil no Mapa Cultural do Ceará com currículo/portfólio antes de preencher a ficha de inscrição e enviar a proposta à Secult.

O que é o Mapa Cultural do Ceará?

O Mapa Cultural do Ceará é um banco de dados que compõe o Sistema de Informações Culturais do Estado do Ceará (Siscult), previsto pela Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006, que institui o Sistema Estadual da Cultura, e regulamentado no Decreto nº 28.442, de 30 de outubro de 2006, e vincula-se aos mapas culturais integrados ao Sistema Nacional de informações e Indicadores Culturais no âmbito da Secretaria Especial da Cultura, vinculada ao Ministério do Turismo). O cadastro no Mapa Cultural do Ceará se constitui em uma página on-line do(a) candidato(a), cujas informações e documentos inseridos são para fins de apresentação de currículo e/ou portfólio de projetos e ações desenvolvidos que comprovam o histórico de atuação profissional no campo artístico-cultural.

Qual o valor destinado a cada projeto?

O Edital “Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo”, conta com o investimento de R$ 1 milhão provenientes do Fundo Estadual de Cultura (FEC). Em formato de prêmio, o Edital destina para cada projeto selecionado o valor de R$2.500,00. Importante ressaltar que o Edital é regido pela Lei do Sistema Estadual de Cultura, que prevê 50% dos recursos destinados a projetos da capital do Ceará (Fortaleza) e 50% a projetos oriundos do interior do Estado.Os proponentes deverão apresentar conteúdos artísticos e culturais em formato digital. O Edital é aberto à inscrição de propostas de conteúdos artísticos-culturais em formatos diversos, desde que sejam possíveis sua veiculação em plataformas digitais como apresentações, performances, seminários, aulas, intervenções, dentre outros. Os conteúdos selecionados irão ocupar programações culturais realizadas em ambiente virtual, por meio das plataformas digitais e mídias, além de compor um acervo público de obras de artistas, grupos e profissionais da cultura do estado do Ceará.
Os conteúdos culturais produzidos podem relacionar uma ou mais linguagens artísticas e/ou segmentos culturais (música, teatro, dança, circo, cultura alimentar, audiovisual, artes visuais, humor, moda, literatura, cultura popular e tradicional, dentre outras).
Lembramos que serão selecionados somente conteúdos de classificação etária Livre, destinados a todos os públicos.

Há um número específico de pessoas que possam participar do mesmo projeto no edital?

Não. Desde que o coletivo trabalhe de forma remota, não existe delimitação do número máximo de pessoas.

Como será feita a seleção dos projetos?

A seleção dos projetos será feita pela Comissão de Avaliação e Seleção formada para o Edital, que será composta por membros do corpo técnico da Secult e de seus equipamentos com conhecimento e atuação no campo de abrangência do Edital..Além da análise documental, a Comissão de Avaliação e Seleção analisará o mérito da proposta e seu conteúdo artístico-cultural conforme critérios estabelecidos no item 12.3 do Edital.

Como se dará a programação do Festival Cultura DendiCasa: Arte de Casa para o Mundo?

Os(As) proponentes selecionados(as) devem postar os conteúdos nas suas próprias páginas e mídias digitais, como também nas programações propostas pela Secretaria da Cultura na realização do Festival Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo.
Outras orientações para utilização do conteúdo, visando o fortalecimento da identidade do “Festival Cultura Dendicasa”, assim como para organização logística e composição do calendário serão acordados posteriormente junto à Secretaria da Cultura e os(as) proponentes selecionados(as). Para fins deste Edital, serão considerados os conteúdo artístico-culturais em formato digital produzidos durante a quarentena até a data da inscrição. Os(As) proponentes podem fazer uso de tecnologias que permitam a produção de conteúdos de forma individual ou coletiva, desde que resguardados as condições previstas no item 4.4 e 4.5 do edital.

Quando será divulgado o resultado final do Edital?

A previsão é de que seja divulgado até o dia 27 de abril de 2020.

Qual a previsão de pagamento do prêmio previsto pelo Edital?

A assinatura dos termos e repasse de recursos aos(às) proponentes selecionados(as) deverão ocorrer até o dia 30 de maio de 2020.

O que devo colocar no campo "Imagem de divulgação" no formulário de inscrição?

Você deve inserir uma imagem, com até 5MB, que será utilizada para a divulgação do seu projeto no Festival Cultura Dendicasa caso seu projheto seja aprovado.

Como faço para entrar com recurso ?

Após a publicação do resultado preliminar da Etapa de Avaliação e Seleção, caberá pedido de recurso no prazo de até 02 (dois) dias corridos a contar do dia seguinte à publicação do resultado.

O pedido de recurso deverá conter, obrigatoriamente, justificativa e ser encaminhado exclusivamente para o e-mail culturadendicasa@secult.ce.gov.br em formulário específico de recurso (Anexo III).

Você também poderá solicitar pelo e-mail culturadendicasa@secult.ce.gov.br o parecer técnico da sua nota para ajudar na formulação do recurso.

 

Ainda não encontrei resposta para a minha dúvida. O que fazer?

A Secult disponibiliza atendimento on-line aos(às) proponentes em dias úteis, das 8 às 17 horas, durante o período de inscrição, através do e-mail: culturadendicasa@secult.ce.gov.br. As dúvidas técnicas relacionadas ao Mapa Cultural serão sanadas pelo e-mail mapacultural@secult.ce.gov.br ou através do whatsapp deste número fixo (85) 3101-6737, no horário comercial das 8 às 17 horas de segunda a sexta, até o último dia de inscrição. O(A) proponente também poderá acessar o tutorial de inscrição no endereço eletrônico http://editais.cultura.ce.gov.br/ajuda.

Manual de Aplicação da Marca – Edital Cultura DendiCasa

Logos na horizontal para download  (baixar)

  1. As logomarcas da Secult ( SELO + LEI + Ceará Cultura + Brasão) devem vir com o título “APOIO Cultural”
  2. Caso não tenha apoio do Ministério da Cidadania, essas três marcas serão as últimas, à direita, na barra de logo na horizontal.
  3. As demais logomarcas de empresa ou instituições virão antes das logos de “APOIO Cultural”, a exemplo da barra abaixo
  4. A sequência de aplicação das marcas na horizontal pode seguir este exemplo:
    PRODUÇÃO REALIZAÇÃO APOIO OU PATROCÍNIO “APOIO Cultural” LEI > CEARÁ CULTURA>BRASÃO
  5. Finalizada a aplicação nas artes, é necessário enviar para ascom@secult.ce.gov.br para aprovação das peças.
Logos na Vertical para download (baixar)

1. As logomarcas da Secult ( SELO + LEI + Ceará Cultura + Brasão) devem vir com o título “APOIO Cultural”
2. Caso não tenha apoio do Ministério da Cidadania, essas três marcas serão as primeiras, na barra de logo na vertical.
3. As demais logomarcas de empresa ou instituições virão depois das logos de “APOIO Cultural”, a exemplo da barra abaixo
4. A sequência de aplicação das marcas na horizontal pode seguir este exemplo:
“APOIO CULTURAL”
BRASÃO DO ESTADO
CEARÁ CULTURA
LEI
SELO EDITAL
APOIO OU PATROCÍNIO
PRODUÇÃO
REALIZAÇÃO
5. Finalizada a aplicação nas artes, é necessário enviar para ascom@secult.ce.gov.br para aprovação das peças.

ACESSO RÁPIDO