Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia – Edição 2018

Etapas de Execução

. Inscrições abertas | 10/12 a 11/02/19

Contato sobre o Edital

Email: premiochicoalbuquerque@secult.ce.gov.br
Telefones: (85) 3101.6740 (dúvidas sobre o Edital CODAC) e (85) 3101-6737 (dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará) Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 17h

Valor do Edital

R$ 305.000.000,00 (trezentos e cinco mil reais), destinados a premiação e despesas com o processo seletivo.

Categorias

Categoria I – Narrativas Brasileiras
Categoria II – Descobertas
Categoria III – Outras Visões

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é uma ação de reconhecimento e promoção da produção cultural no campo da FOTOGRAFIA cearense e brasileira e constitui-se como uma iniciativa que se insere nas políticas de fomento às Artes Visuais, com ênfase no estímulo aos processos e ciclos de criação, produção, difusão, pesquisa e formação no campo da fotografia contemporânea.

O referido Prêmio é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Chico Albuquerque (1917-2000) que nasceu no Ceará e tornou-se pioneiro na fotografia publicitária no País e um dos artistas mais inovadores de sua geração. Ao longo de uma trajetória de 68 anos dedicados à fotografia, consagrou-se como retratista de personalidades que marcaram a história brasileira. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o ensaio Mucuripe (1952) que retrata o cotidiano de jangadeiros do litoral cearense, revelando a profunda relação desses homens com o mar.  

O presente prêmio constitui-se no reconhecimento e no fomento da fotografia brasileira contemporânea, por meio da seleção e da difusão de 05 (cinco) ensaios autorais, dentre as propostas inscritas.

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é uma ação continuada da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o intuito de reconhecer e premiar o trabalho de fotógrafos cearenses. A partir desta edição o Prêmio é voltado para todo o território brasileiro e  tem por um dos seus objetivos posicionar o Ceará como estado de referência no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento da fotografia brasileira contemporânea.

6 Comentários

  1. FRANCISCO LOPES FILHO

    Prezados,
    Bastante louvável a iniciativa da Secretaria de Cultura do Ceará. Sou engenheiro agrônomo (trabalhei na SUDENE E NA EMBRAPA) aqui em Petrolina onde resido. Sou cearense , nasci em Aracoiaba e pergunto: posso participar desse prêmio, j[ já que resido fora do Ceará?
    Att.

    Lopes

    Responder
    • SecultCe

      Oi Francisco, bom dia!
      4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
      4.1. Estão aptas a se inscrever neste edital, pessoas físicas, maiores de 18 anos,
      brasileiras natas ou naturalizadas, residentes e domiciliadas em qualquer um dos
      municípios do território nacional e com atuação no campo da fotografia.

      Responder
  2. JEAN CARLOS DA SILVA

    quero paticipa

    Responder
    • SecultCe

      Oi Jean, basta ler o edital e preencher a ficha de inscrição 🙂

      Responder
  3. Edgard

    Em todas as categorias é necessário entregar, na inscrição, os produtos (fotografias, vídeos…)? Ou na terceira categoria pode ser entregue apenas um projeto, para desenvolvimento dos produtos?

    Responder
    • SecultCe

      Oi Edgard, agradecemos por entrar em contato. Sobre tua pergunta nas categorias I e II, Narrativas Brasileiras e Descobertas é necessário enviar um ensaio fotográfico e na categoria III, Outras Visões, é preciso o envio de uma Proposta que poderá ser composta por fotografias, vídeos, áudios, instalações ou outros suportes que tenham base tecnológica e dialoguem com o meio fotográfico.

      Responder

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *