Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia – Edição 2018

Etapas de Execução

. Inscrições abertas | 10/12 a 11/02/19
. Resultado Preliminar da Habilitação da Inscrição | 04/04/19
. Retificado – Resultado Preliminar dos Inabilitados | 11/04/19
. Resultado Após Recurso da Habilitação da Inscrição | 23/04/19
. Resultado Preliminar da Avaliação e Seleção | 13/09/2019

Contato sobre o Edital

Email: premiochicoalbuquerque@secult.ce.gov.br
Telefones: (85) 3101.6740 (dúvidas sobre o Edital CODAC) e (85) 3101-6737 (dúvidas sobre o Mapa Cultural do Ceará)
Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 17h

Valor do Edital

R$ 305.000.000,00 (trezentos e cinco mil reais), destinados a premiação e despesas com o processo seletivo.

Categorias

Categoria I – Narrativas Brasileiras
Categoria II – Descobertas
Categoria III – Outras Visões

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é uma ação de reconhecimento e promoção da produção cultural no campo da FOTOGRAFIA cearense e brasileira e constitui-se como uma iniciativa que se insere nas políticas de fomento às Artes Visuais, com ênfase no estímulo aos processos e ciclos de criação, produção, difusão, pesquisa e formação no campo da fotografia contemporânea.

O referido Prêmio é uma homenagem ao fotógrafo brasileiro Chico Albuquerque (1917-2000) que nasceu no Ceará e tornou-se pioneiro na fotografia publicitária no País e um dos artistas mais inovadores de sua geração. Ao longo de uma trajetória de 68 anos dedicados à fotografia, consagrou-se como retratista de personalidades que marcaram a história brasileira. Dentre seus principais trabalhos, destaca-se o ensaio Mucuripe (1952) que retrata o cotidiano de jangadeiros do litoral cearense, revelando a profunda relação desses homens com o mar.  

O presente prêmio constitui-se no reconhecimento e no fomento da fotografia brasileira contemporânea, por meio da seleção e da difusão de 05 (cinco) ensaios autorais, dentre as propostas inscritas.

O Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia é uma ação continuada da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com o intuito de reconhecer e premiar o trabalho de fotógrafos cearenses. A partir desta edição o Prêmio é voltado para todo o território brasileiro e  tem por um dos seus objetivos posicionar o Ceará como estado de referência no âmbito das políticas públicas para o desenvolvimento da fotografia brasileira contemporânea.

42 Comentários

  1. FRANCISCO LOPES FILHO

    Prezados,
    Bastante louvável a iniciativa da Secretaria de Cultura do Ceará. Sou engenheiro agrônomo (trabalhei na SUDENE E NA EMBRAPA) aqui em Petrolina onde resido. Sou cearense , nasci em Aracoiaba e pergunto: posso participar desse prêmio, j[ já que resido fora do Ceará?
    Att.

    Lopes

    • SecultCe

      Oi Francisco, bom dia!
      4. DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO
      4.1. Estão aptas a se inscrever neste edital, pessoas físicas, maiores de 18 anos,
      brasileiras natas ou naturalizadas, residentes e domiciliadas em qualquer um dos
      municípios do território nacional e com atuação no campo da fotografia.

  2. JEAN CARLOS DA SILVA

    quero paticipa

    • SecultCe

      Oi Jean, basta ler o edital e preencher a ficha de inscrição 🙂

  3. Edgard

    Em todas as categorias é necessário entregar, na inscrição, os produtos (fotografias, vídeos…)? Ou na terceira categoria pode ser entregue apenas um projeto, para desenvolvimento dos produtos?

    • SecultCe

      Oi Edgard, agradecemos por entrar em contato. Sobre tua pergunta nas categorias I e II, Narrativas Brasileiras e Descobertas é necessário enviar um ensaio fotográfico e na categoria III, Outras Visões, é preciso o envio de uma Proposta que poderá ser composta por fotografias, vídeos, áudios, instalações ou outros suportes que tenham base tecnológica e dialoguem com o meio fotográfico.

  4. Mauricio

    olá, uma dúvida: trabalhos que já estiveram em exposição, sem ser um dos premiados, de um determinado edital, podem ser inscritos?

    • SecultCe

      Oi Mauricio, pode sim, atente-se apenas a essa exposição não ter sido premiada, caso tenha já algum premio com ela não poderá participar.

  5. Madalena Felinto

    Boa tarde. Sou casada e vivo com meu esposo em apartamento no qual ele consta como proprietário. Na área de “dados Cadastrais”, temos o item “Anexar declaração comprobatória de residência emitida pelo titular”. Preciso anexar declaração?? Será que minha Certidão de Casamento pode ocupar esse item? Grata.

    • SecultCe

      Oi Madalena, bom dia 🙂
      Você pode enviar sua certidão de casamento sim, ela vale como comprovação.

  6. Ricardo Ribeiro

    Boa noite,

    Quando o trabalho ainda estava em fase execução eu fui escolhido para participar de uma residência artística com o objetivo de aprimorá-lo e conclui-lo. Eu também o apresentei em exposição coletiva, quando ainda estava em andamento. Posso enviar o trabalho (agora já concluído) para vocês? Obrigado

    • SecultCe

      Oi Ricardo, desculpe a demora segue aqui sua resposta:
      Na categoria II, não serão selecionados trabalhos que anteriormente tenham recebido reconhecimento em forma de premiação. Você considera a residência uma premiação?

      • Ricardo Ribeiro

        Bom dia. Obrigado pela resposta. Eu não considero, o trabalho estava num outro estágio, ainda sendo fotografado e editado, e a residência serviu justamente para que eu tivesse acompanhamento para concluí-lo. Hoje o trabalho está concluído, buscando apenas recursos para ser publicado na forma de livro. A questão é saber se a SecultCE considera ou não, mas ok, vou fazer a inscrição e deixo a critério de vocês. Mais uma vez obrigado, Ricardo

  7. Thais

    Ao analisar o edital surgiram algumas dúvidas. Coloco aqui abaixo para que me ajudem quanto a elas:

    – Como se dará a exposição? Ela terá uma data específica, ou temos que apresentar este tempo de duração na proposta?
    – Sobre o lugar da exposição, este será de escolha do proponente ou da organização do Prêmio? Será necessariamente no Ceará, ou poderá acontecer em outro estado?
    – Gostaria de propor uma instalação, mas moro em Belo Horizonte/MG. No caso desta instalação será necessário que o projetor de vídeo e som sejam acionados diariamente, sendo tal atividade inviabilizada devido à distância onde moro. No local de exposição existiria alguém que poderia ser responsável por acionar os aparelhos?

    Fico no aguardo de retorno para que possa finalizar minha inscrição com base nestas informações.

    Desde já agradeço.

    Att,

    • SecultCe

      Oi Thais segue nossa resposta:
      – o edital não contempla exposição, ele é apenas uma premiação pelo trabalho. O que a Secretaria solicita, como contrapartida, é a doação de uma obra para o acervo da instituição.
      – Como dito, não há previsão de exposição com os ganhadores.
      – O projeto não necessariamente vai ser montado. O prêmio é referente a proposta do trabalho.

      No mais esperamos ter sanado suas dúvidas, caso tenha outras questões estamos a disposição 😉

      att,

      • Thais

        Obrigada!

  8. Maria Isabel locatelli

    Gostaria de saber se podem ser inscritos trabalhos do mesmo artista em mais de uma categoria.
    Grata
    Isabel

    • SecultCe

      Oi Maria, tudo bem?
      Cada autor(a) candidato(a) poderá inscrever apenas 01 (uma) proposta de um trabalho autoral em 01 (uma) das três categorias de premiação.

  9. Jorge

    Olá. Tenho algumas dúvidas. Foi enviada por email, mas como não foi respondido resolvi perguntar por aqui mesmo.

    Na Categoria II – Descobertas, vocês pedem Ficha Técnica do Trabalho/Obra. O que exatamente vocês pensam como a Ficha Técnica?

    Outra coisa é sobre um vídeo que faz parte do projeto. Existe a possibilidade de anexar o link de um vídeo na página do Mapa Cultural, mas na ficha de inscrição vocês pedem para anexar um dossie com videos, audios e outros recursos. Basta deixar o link do vídeo na página do Mapa Cultural que está tudo certo?

    • SecultCe

      Oi Jorge tudo bem?
      -Na ficha técnica deve conter os principais profissionais que participaram do seu ensaio. Se teve editor de imagens, auxilia, etc.
      – Sobre o vídeo você anexar sim em seu perfil no Mapa, mas como a ficha pede esse material em ficha é legal adicionar também por lá.

  10. Vicente

    Olá, tudo bem? É possível a inscrição de um trabalho que recebeu incentivo via edital de fomento à cultura? Tenho alguns trabalhos que foram contemplados no Funcuntura/PE com incentivo para a realização, porém depois de materializados, ainda não receberam prêmios nem foram contemplados em nenhum edital até o momento.

    • SecultCe

      É possível sim, o trabalho só não pode ter recebido algum tipo de premiação. No caso de fomento para a sua realização não há impedimento.

  11. Marina Borck

    Oi, por favor, quanto tempo demora para a inscrição como agente individual no Mapa Cultural do Ceará ser verificada e publicada? Estou aguardado apenas esta liberação para executar minha inscrição. Tb escrevi email para dois lugares já mas creio que a demanda deve estar puxada nestes últimos dias!

    Grata, Marina

    • SecultCe

      Marina,

      a criação do agente individual é automática e não existe nenhum tipo de validação. Neste link tem um tutorial sobre como fazer a inscrição https://goo.gl/qpdqvo . Caso surjam outras dúvidas, você pode ligar no 3101-6737.

  12. André Lago

    Prezados, o edital e a ficha de inscrição se contradizem em alguns pontos, não está claro. Meu site pessoal com meus trabalhos vale como currículo? Serve tb para a exigência de “03 (três) imagens, entre fotos e vídeos, de ações culturais realizadas por mim” , como pede na inscrição??

    • SecultCe

      Olá Andre, o Prêmio exige os seguintes documentos no perfil do agente como obrigatórios:

      I – Preencher o perfil com foto e texto constando histórico do(a) proponente, descrevendo as experiências realizadas no âmbito artístico e/ou cultural;
      II – Apresentação de currículo e/ou portfólio em formato de link ou anexo, preferencialmente em formato PDF, que comprove o histórico de atuação no campo artístico-cultural no segmento da fotografia;

      O currículo / portfólio pode ser no formato de link / site como prevê o edital, sendo fundamental que o mesmo esteja disponível durante a avaliação. Por esse motivo, recomendamos a inserção do currículo / portfólio, preferencialmente no formato pdf, na seção de downloads do perfil do agente no Mapas.

  13. William

    Oi, tudo bem?

    Gostaria de saber quando vai ser publicado o resultado.

    Abs.

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  14. Maria Isabel Locatelli

    O currículo / portfólio pode ser no formato de link / site como prevê o edital, sendo fundamental que o mesmo esteja disponível durante a avaliação. Por esse motivo, recomendamos a inserção do currículo / portfólio, preferencialmente no formato pdf, na seção de downloads do perfil do agente no Mapas.
    Não consigo anexar pdf na seção de downloads do perfil do agente – somente links para vídeos, imagens ou texto. Onde deve ser anexado o currículo ?

  15. Glenio Mesquita

    Qual a data prevista pra divulgação dos nomes dos contemplados?

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  16. Giovana

    Olá.
    Quando sai o resultado do edital?
    Obrigada.

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  17. Guilherme

    Olá! Quando a lista dos projetos habilitados será divulgada? Obrigado

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  18. Rafael

    Olá, alguma previsão de anúncio das próximas datas?

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  19. João

    olá, gostaria de saber quando sairá o resultado, pois não consta no edital a data de divulgação dos selecionados. agradeço o retorno!

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.

  20. Madalena.

    Bom dia. Já temos a lista dos homologados? É por aqui mesmo que saberemos das próximas etapas do concurso? Obrigada.

    • Secult

      O resultado da habilitação da inscrição está previsto para sair até o dia 22/03/19. Os inscritos também serão comunicados por e-mail.