Edital dos “Tesouros Vivos” da Cultura do Estado do Ceará – 2018

Etapas de Execução

. Inscrições | 25/06  a 27/07/18
Resultado Preliminar da Avaliação da Comissão Especial | 11/12/18

Contato sobre o Edital

Email: editaltesourosvivos​@secult.ce.gov.br
Telefones: (85) 3101-6786 e (85) 3101-6787 (dúvidas sobre o Edital) Horário de atendimento: dias úteis, das 9h às 17h

O presente edital é fundamentado na Lei Estadual Nº 13.842, de 27 de novembro de 2006, que instituiu o Registro dos “Tesouros Vivos da Cultura” no Estado do Ceará, assim como nas suas demais leis alteradoras. Deste modo, o presente edital visa contribuir para o reconhecimento, a proteção e a valorização da diversidade dos conhecimentos, fazeres e expressões das culturas populares e tradicionais no Ceará, por meio da titulação dos “Tesouros Vivos da Cultura”, com vistas à preservação da memória cultural e transmissão de seus saberes e fazeres artísticos e culturais.

Para os fins deste Edital, ficam estipuladas as seguintes definições:
Pessoa natural​: Mestre(a) da cultura tradicional popular, pessoa que detém um conhecimento ancestral recebido do meio familiar e/ou de prática de convivência no grupo ancestral que manteve/mantém o saber/fazer; tem grande experiência e compreensão do mesmo com capacidade de transmitir estes conhecimentos e as técnicas necessárias para a produção, difusão e preservação de uma expressão tradicional popular. Tem seu trabalho reconhecido pelos agentes da manifestação cultural que representa, pela comunidade onde vive, como também por outros setores culturais, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.

Grupo​: Agrupamento que possui legado ancestral na prática de um saber/fazer, formado espontaneamente por membros de uma comunidade que envolvem-se diretamente com uma expressão cultural tradicional popular. É dotado de conhecimentos e técnicas de atividades culturais, com elevado grau de maestria na produção, preservação e transmissão de um saber e/ou fazer tradicional, constituindo importante referencial da cultura tradicional popular no Ceará.

Coletividade​: comunidade e/ou associação de pessoas que é dotada de conhecimentos etécnicas de atividades culturais, com elevado grau de maestria na produção, preservação etransmissão de um saber e/ou fazer tradicional, constituindo importante referencial da culturatradicional popular no Ceará.